terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Parábola da Vaquinha no Precipício


No meu artigo anterior citei a Parábola da Vaquinha no Precipício, resolvi então publicar para quem não conhece:

Conta-se que um dia, em uma terra distante, um sábio e seu discí­pulo saíram para praticarem aulas de campo. Avistaram ao longe, no meio de coisa alguma, um casebre. Era um lugar desolador, sem plantações nem árvores, longe da cidade, sem estradas, longe de tudo. No casebre viviam um homem e sua esposa, três filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada, ficava em um cercado ao lado.

O sábio e o discí­pulo pediram abrigo por algumas horas. Foram bem recebidos. E após alguns momentos de descanso, o sábio perguntou:

- Amigos, este é um lugar muito pobre. Como vocês sobrevivem?

Disse o chefe da família:

- O senhor vê aquela vaca? É uma vaquinha abençoada, pois dela tiramos todo o nosso sustento. Ela nos dá leite, que bebemos e também fazemos queijo e coalhada. Às vezes sobra um pouquinho, aí vamos à cidade e trocamos o leite e o queijo por outros alimentos. É assim que vivemos.

O sábio olhou em volta, respirou fundo, olhou para o discípulo, agradeceu a hospitalidade e partiu. Assim que desapareceram das vistas dos moradores, o sábio disse ao discípulo:

- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipí­cio ali em frente e jogue-a lá pra baixo.

O discí­pulo não acreditou no que estava ouvindo, com a voz trêmula respondeu:

- Não posso fazer isso, mestre! Como pode ser tão ingrato? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se eu jogá-la no precipí­cio, eles não terão como sobreviver.

O sábio olhou firmemente, respirou fundo mais uma vez e repetiu a ordem:

- Vá lá e empurre a vaca no precipí­cio!

Obediente e resignado, o discí­pulo voltou ao casebre e conduziu o animal até a beira do abismo e a empurrou.

Alguns anos se passaram e o discí­pulo, movido pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ver o que tinha acontecido com a famí­lia, pedir desculpas e de alguma maneira reparar seu erro.

Mas algo inacreditável o aguardava. No lugar do miserável casebre havia um sí­tio maravilhoso, com muitas árvores, jardins, criações de animais, com certeza era um lugar com muito conforto e felicidade. Na varanda estavam três adolescentes robustos, conversando alegremente com seus pais.

O discípulo, com o coração gelado, pensou: o que teria acontecido com a famí­lia que antes morava no casebre? Aproximando-se perguntou se alguém sabia o paradeiro da famí­lia que havia morado lá há alguns anos.

- Claro que sei. Você está olhando para ela – disse o homem que parecia ser o chefe da família.

O discípulo o reconheceu e espantado perguntou:

- Mas o que aconteceu? Eu estive aqui com meu mestre uns anos atrás e este era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar tanto de vida em tão pouco tempo?

O homem olhou para o discí­pulo, e sorrindo respondeu:

- Nós tí­nhamos uma vaquinha, de onde tirávamos nosso sustento. Era tudo para nós. Mas um dia ela caiu no precipí­cio e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabí­amos que tí­nhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes.

Tenha Um Dia Maravilhoso De Sucesso!

JGorki
Fone: (85) 9998.4118
MSN: jose.gorki@hotmail.com
Skype: j.gorki
Facebook: Fan Page JGorki
Meu Principal Negócio: www.sistemawinner.com.br/jgorki

Tenha STIFORP - Clique Aqui (Pré-Cadastro Grátis e Sem Compromisso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário